quinta-feira, 23 de novembro de 2006
Violência nos estádios de futebol
A violência afasta cada vez mais as famílias e o grande público dos estádios brasileiros.
Alguns fatores dessa violência são muito conhecidos: os cânticos ofensivos das torcidas nos estádios; a péssima maneira como são tratados os torcedores, desde as longas filas para compra de ingressos (até mesmo quando vendidos antecipadamente), o problema com os cambistas, o trânsito para se chegar ao estádio, a dificuldade de estacionamento e os problemas dos transportes públicos.
Todos esses fatores contribuem para a "criação" de um ambiente hostil no estádio, onde o torcedor, impaciente com todos os problemas para chegar até aquele momento do jogo, acaba por se exaltar, principalmente quando o resultado não é favorável a seu time.
Alguns desses fatores são possíveis de serem revertidos, desde que cada partida seja organizada e encarada como um evento especial. Os clubes devem oferecer sempre o máximo de conforto e segurança para seus torcedores, que são a razão da existência da equipe e a chave do futebol.
Venda de ingressos antecipada e organizada, facilitação de vias de acesso para os estádios, lutar sempre por um maior número de policiais envolvidos no esquema de segurança da partida e melhorar as condições gerais dos estádios, como bares e banheiros, por exemplo. Tudo isso pode ser resumido em uma frase: respeitar o torcedor.
Essas práticas aliadas a leis severas e campanhas envolvendo jogadores para acabar com a violência podem dar resultado. Problemas acontecem, mas deve-se trabalhar para que sejam evitados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário