quarta-feira, 22 de novembro de 2006
Ipatinga FC: um exemplo de administração
“Administrativa e estruturalmente, o Ipatinga já tem condições de subir para a Série A. Não temos por que esperar mais”. Essas foram as palavras de Itair Machado, presidente do clube do Vale do Aço, que em oito anos já figura bem no cenário nacional. Campeão mineiro de 2005 (foto), vice-campeão do mesmo torneio em 2006 e semifinalista da Copa do Brasil, o Tigre conseguiu esse ano, finalmente, a vaga para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro, que o clube já "namorava" a algumas temporadas.
Boa administração = resultado dentro de campo
O bom trabalho da direção do clube é responsável direto por essa evolução no futebol. Com trabalho sério, dedicação e buscando apoio nos lugares corretos, o então pequeno Ipatinga
conseguiu um espaço considerável na mídia nos últimos anos. Esse espaço rendeu melhores patrocinadores e com isso melhores condições de se montar bons times. E é nesse ciclo que a equipe espera se manter para chegar em breve à elite do futebol nacional.
Uma das virtudes da atual direção é a busca por apoios na região. O clube recebe apoio da prefeitura da cidade e, atualmente, de 15 empresas do Vale do Aço. Esse apoio mantém a saúde financeira do Tigre e possibilita os investimentos, sempre comedidos, na formação do clube e em infra-estrutura.
Outro responsável pelo sucesso é a contratação de profissionais corretos para a comissão técnica, e a confiança dada para esses profissionais trabalharem. Buscou Nei Franco no Cruzeiro, num momento em que a base do time era de jogadores formados na Toca da Raposa, o que facilitou o entrosamento da equipe. O mesmo aconteceu com Alexandre Barroso, também ex-Cruzeiro, atual treinador da equipe.
Itair Machado nunca escondeu sua admiração pela administração Perrela no Cruzeiro, e sempre buscou seguir esse modelo de administração. Os resultados, assim como no clube celeste, apareceram.
O desafio, porém, é o mesmo que outras equipes já experimentaram no país, como o Bragantino no início da década de 90 e o São Caetano, no início dos anos 2000: conseguir se firmar na elite nacional e fazer crescer sua torcida.
E o Tigre já tem suas vantagens. Investe bastante em estrutura e busca sempre estreitar sua relação com o povo ipatinguense e da região, e vê a cada jogo mais público no Ipatingão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário