terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Um exemplo a ser seguido


No último domingo vimos mais uma vez a Seleção Brasileira de Vôlei masculino conquistar um grande título, dessa vez o bi campeonato mundial.

A geração mais vitoriosa do esporte encanta a todos pela vibração, determinação, raça e união que demonstram em quadra.
A sede de vitória, que pode "ser vista" nos olhos do atletas a cada ponto, emociona o país.

Sob o comando de Bernadinho e de uma comissão técnica especializada e incrivelmente competente, cercado de uma estrutura de dar inveja aos grandes centros do 1º mundo, o vôlei brasileiro cresce de maneira assustadora. Cresce e não pára de vencer.

De olho neles, futebol !

O trabalho realizado pela e para a seleção masculina de vôlei é um exemplo a ser seguido pelo futebol. Exemplo para dirigentes, treinadores e jogadores.

A estrutura criada para o vôlei nacional, a partir do Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema - RJ, é excepcional e oferece as melhores condições possíveis para o desenvolvimento dos atletas, com espaço para todas as categorias. (Mais informações em http://www.volei.org.br/newcbv/centro/index.asp?pag=infra-estrutura)

Uma comissão técnica competente e que se atualiza constantemente é outro fator positivo e que deve ser acompanhado. Não teme a utilização de tecnologias para acompanhar a evolução dos atletas e buscar assim melhorar o rendimento.

O grupo de atletas é basicamente o mesmo desde 2001, quando começou o trabalho de Bernardinho como técnico da seleção masculina. As mudanças ocorreram sempre de maneira pensada, bem calculada, não colocando os mais jovens "na fogueira" e sempre contando com atletas mais experientes no grupo para facilitar o desenvolvimento dos novatos.

A confiança no trabalho e o tempo dado para que os resultados aparecessem é outro ponto importante. Com calma, o trabalho pôde ser bem feito e os resultados, mais rapidamente do que se esperava, apareceram.

Para o mundo da bola...

A receita também é essa. Estrutura adequada, profissionais competentes na comissão técnica, tranqulidade e paciência enquanto o projeto é iniciado, manutenção de um grupo de jogadores qualificados, tranquilidade para fazer as mudanças evitando atitudes radicais e muito, mas muito trabalho e disposição.

É bom saber que o esporte nacional tem um exemplo e atitudes como essas. Um bom exemplo como esse certamente será seguido e possivelmente colheremos frutos de boas administrações em outros esportes e, quem sabe, no nosso apaixonado futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário