sexta-feira, 29 de junho de 2007

Enquanto isso, na Terra Brasilis...

Náutico vive má fase, demite treinador e dispensa quatro jogadores.

Enquanto os europeus gastam milhões e milhões de euros em contratações, o campeoanto brasileiro segue em andamento e já traz algumas graves vítimas.

O Náutico, penúltimo colocado no Brasileirão, demitiu hoje o treinador Paulo César Gusmão e dispensou quatro de seus jogadores. A história se repete, e mais uma vez fico incrédulo com o modo com que as atitudes dos dirigentes são sempre as mesmas. E erradas.

Desorganização interna

Primeiro houve uma confusão sobre a demissão de PC Gusmão. Um diretor confirmou a saída do treinador e o presidente negou. A assessoria de imprensa do Timbú enviou então uma nota para a imprensa informando que o treinador estava mantido, mas poucas horas depois foi anunciada, de fato, sua saída do clube. No fim das contas, uma parte da diretoria queria sua demissão, mas não o presidente, que acabou por aceitando o pedido de PC de deixar a equipe.

Depois, mais "bombas": quatro jogadores foram dispensados. O curioso é que os quatro eram titulares da equipe: o goleiro Gléguer, o zagueiro Cris, o lateral Baiano e o armador Marcel. As dispensas foram justificadas co
m a alegação de que os jogadores estavam desmotivados e com deficiência técnica.

Sempre que tal fato acontece, me pergunto "o que raios será essa deficiência técnica?" Os quatro eram titulares e eram os mais conhecidos jogadores do clube. Se eram os principais jogadores, porque foram dispensado por deficiência técnica? E os demais, estão jogando bem para permanecer?

A responsabilidade pesava sobre eles e o time não rendeu. Logo, no pensamento amador dos dirigentes, deve-se simplesmente descartá-los do clube e remontar uma base para a equipe no meio de uma competição complicada como o campeonato brasileiro.

Não me pergunto "por que dispensar de uma só vez quatro titulares?", porque a resposta me parece óbvia: dar uma resposta para a torcida.

Porque não, ao invés d
e sujar a imagem de jogadores que defendiam seu clube, a direção não busca reforçar o elenco? Ou então, por que foram contratar esses jogadores, que nunca tiveram ligação com o futebol da região e que não têm a menor identificação com o clube?

Muito amadorismo para um esporte só. E uma pena ser logo no nosso tão amado futebol. Como sempre, clubes e torcedores sofrem com a falta de organização, de informação, de comunicação interna e de profissionalismo.

Sonho que um dia eles aprendam. Ou não.Quanto mais eles "não aprendam", mais chances os jovens dirigentes terão de tomar os seus lugares. Acho que essa é a salvação, porque como diz o ditado: burro velho não aprende.

"El Niño" a caminho dos Reds

Goleador Fernando Torres parece estar finalmente se despedindo do Atlético de Madrid. Liverpool é seu provável destino.

32 milhões de euros podem, de vez, tirar "El Niño" Torres de Madrid e levá-lo para a Premier League sob as vestes vermelhas do Liverpool. A proposta foi feita ao clube madrilenho, que segundo anunciado pela emisorra de TV Telemadrid, foi aceita pelo Atlético. A oferta ainda envolve o meia atacante espanhol Luis Garcia, atualmente no Liverpool.

Cansado de ficar às sombras do seu rival da cidade, o Atlético espera voltar a ter um time forte para a próxima temporada. E curiosamente o caminho para isso parece ser se "desfazer" de sua grande estrela, para assim encher os cofres e partir firme em busca de reforços.


Diego Forlán está muito próximo e Luis Garcia (foto, direita) também seria um belo reforço, mas ainda faltaria um grande craque para comandar o time. O nome de Riquelme tem sido falado, mas até agora nada foi oficializado.

Certo é que a saída de Torres indica uma grande perda de qualidade no plantel, mas é também um grande aditivo nas finanças do clube. Nas mãos de quem conhece de futebol, 32 milhões de euros podem representar boas contratações e títulos.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Marca confirma: Abidal é do Barça

Importante diário esportivo espanhol confirma a contratação do lateral-esquerdo pelo Barcelona.

Segundo o website do jornal Marca, o Barcelona pagará 14 milhões de euros (aproximadamente R$ 34 milhões) pelo lateral esquerdo do Lyon e da seleção francesa. Abidal afirmou que chegará a Barcelona para fazer exames e se tudo estiver ok, será confirmado e apresentado pela equipe.

O lateral chega para resolver o problema da lateral-esquerda azul y grená, que perdeu Gio Van Bronckhorst para o Feyenoord e deve dispensar o brasileiro Sylvinho.

O Lyon, dessa forma, enche seus cofres e é mais um a chegar ao mercado precisando de um lateral esquerdo, já que Abidal era o titular absoluto da posição.

Quanto ao Barça, o próximo a chegar pode ser o romeno Crristian Chivú, zagueiro da Roma, que interessa também à Internazionale. Chivú não deve mesmo permanecer na equipe da capital italiana, que inclusive já contratou o brasileiro Juan para substituí-lo.

Outra estrela em Rotterdam

Mais um expoente do futebol holandês volta pro país. E de novo para o Feyenoord.

O Feyenoord parece ter se cansado de ver PSV e Ajax dominarem o futebol do país nas últimas temporadas. Perdido em meio a inúmeras contratações de jogadores desconhecidos, a equipe de Rotterdam parece agora achar seu caminho e focar em reforços de peso, que certamente vão melhorar o rendimento da equipe.

Ontem a equipe já acertou com o lateral esquerdo Giovane Van Bronckhorst, como noticiado aqui mesmo no Futbusiness. Hoje foi a vez de Roy Makaay ser confirmado como novo reforço, um dia após o jogador ser desprezado pelo Bayern de Munique, que contratou Luca Toni e Miroslav Klose para seu lugar. O valor da transação ainda não foi divulgado.

Reforçado, o Feyenoord espera "voltar a ser grande" no cenário holandês, buscando assim o título nacional e um retorno à Champions League.

Novidades em Madrid

Real e Atlético dividem notíciario nessa quinta-feira. Demissão de um lado e especulações do outro.

As equipes de Madrid trazem novidades para suas torcidas. O Real Madrid confirmou a demissão do técnico italiano Fábio Capello, mesmo após o título espanhol conquistado na última rodada do campeonato, numa grande evolução na fase final da competição.

O alemão Bernd Schuster, atual treinador do Getafe, é o favorito para assumir o cargo. O presidente madridista, Ramón Calderón, deu pistas que o ex-jogador do clube deve mesmo treinar a equipe a partir da próxima temporada: "Todos pedem que e
u traga o Schuster. Isso significa que estamos no caminho certo", contou o presidente, em entrevista publicada no jornal AS.

Do outro lado da cidade...

O Atlético se movimenta nos bastidores para finalmente voltar a ter um time forte para o campeonato espanhol. As especulações de hoje são animadoras para os torcedores. Isso porque o jornal AS dessa quinta-feira informou que a equipe já teria contratado o craque argentino Riquelme e o atacante uruguaio Forlan, junto ao Villareal, por um valor combinado de 30 milhões de euros (cerca de R$ 80 milhões).

A diretoria da equipe não se pronunciou, mas os torcedores se agitaram com as possíveis contratações. Vale lembrar que a equipe conta ainda com Fernando Torres no ataque, e com esses dois reforços passaria a ter uma respeitável linha de frente.

A sexta-feira será de felicidade ou frustação para a equipe. É esperar pra ver.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Boca terá desenho animado

Série entitulada "Família Della Boca" vai ao ar ainda em 2007.

Ótima administração, um místico estádio, uma torcida completamente apaixonada, jogadores dedicados e muita raça em campo. O Boca Júniors tem todos os ingredientes para sempre ser e ter um grande time. E é isso que tem feito nos últimos anos, com a equipe dominando amplamente o futebol sul-americano.

Aproveitando o sucesso da equipe e mirando o exemplo dos Barça Toons (já a
presentados aqui no Futbusiness), o Boca lançará seu desenho animado, com pequenos episódios de 1 minuto e meio com quatro inserções diárias em determinados canais da tv argentina.

Diferentemente do similar "Barça Toons", os desenhos da Familia Della Boca, como foi entitulada a série, serão feitos com tecnologia 3D. Segundo Guillermo Otero, presidente da Capítulo 2 Producciones, empresa responsável pelo projeto, a série não dirá respeito unicamente aos jogadores da equipe: "A idéia é produzir uma série como 'Os Simpsons', ou seja, uma história com continuidade na qual sejam intercalados temas da atualidade da equipe".

Dessa forma, os produtores querem fugir da necessidade de a equipe ter jogadores populares e estar em ótima fase, dando assim uma certa independência à série animada.

O "Boca Toons" contará a história de uma tradicional família de torcedores, integrada por Pepe Della Boca, um pizzaiolo fanático pelo Boca Juniors, e seus três filhos, Guillermina, Martín e Carlitos.

A iniciativa é interessante, e ainda esse ano poderemos ver alguns episódios do desenho, que certamente agradará aos apaixonados torcedores, além de cativar ainda mais a garotada argentina.

Makaay não continuará no Bayern

Rummenigge confirma saída do atacante holandês.

A notícia já parecia óbvia na segunda-feira, mas só foi confirmada ontem pelo presidente do
Bayern de Munique, o ex-jogador Karl Heinz Rummenigge.

“Temos muitas ofertas por Makaay. Agora, nós investimos muito dinheiro na sua contratação e por isso também queremos receber”, afirmou o dirigente, deixando claro que apesar de não querer mais o jogador, o Bayern espera uma boa quantia para vendê-lo.

E essa "boa quantia" cairá muito bem. Isso porque a equipe da Bavária não mediu esforços - nem recursos - para reforçar sua equipe para a próxima temporada, quando pela primeira vez em dez anos estará de fora da Champions League, maior e mais rentável campeonato de clubes do mundo.

Makaay teria recebido uma proposta do Werder Bremen, para substituir Klose, mas teria dito que prefere jogar em outro mercado, como o espanhol e o inglês. O goleador não descartou também um retorno ao futebol holandês.

Certamente tem muito time grande na europa querendo contar com os gols do holandês, como os que trazemos abaixo.


Mais um chega e outro sai

E continua a dança das cadeiras no Barça...

O Barcelona tem ocupado lugar de destaque nos noticiários internacionais nessa pré-temporada. Primeiro pela contratação de Thierry Henry, e ontem por mais três novidades em seu elenco: a saída de Van Bronchorst, a "quase dispensa" de Tiago Motta e a chegada de Yaya Touré, do Mônaco.

Touré, volante marfinense de muito vigor físico, se destacou na última Copa do Mundo, mesmo com a precoce eliminação de sua talentosa equipe, que ainda contava com o excepcional centroavante Didier Drogba.

Segundo Txiki Begiristain, diretor técnico da equipe catalã, a chegada do africano, aliada à presença de Edmilson e Rafa Marques no elenco, dispensa a utilização do brasileiro Tiago Motta na temporada que se segue. O dirigente acredita que com essas três peças, além do espanhol Xavi, que também pode jogar como primeiro volante, o Barça está muito bem servido na posição.

Motta, volante raçudo que surgiu para o futebol no próprio Barcelona, terá agora que buscar um lugar na próxima temporada. O jogador "tem mercado" no futebol europeu, especialmente na Espanha, e não deve ficar sem clube por muito tempo.

De volta pra casa

Van Bronckhorst acerta retorno ao Feyenoord, clube que o revelou, e deixa Barça sem seu lateral-esquerdo titular.

Aos 32 anos, "Gio", como o holandês é conhecido, decidiu voltar a seu país para defender o Feyenoord por duas temporadas, onde provavelmente encerrá sua carreira.

A saída do jogador representa a continuação do processo de renovação do elenco Barcelonista, que deve ainda contar com as saídas do também lateral-esquerdo Sylvinho e do ponteiro francês do Giuly.

Com a iminente saída de seus dois laterais, especula-se que o Barça realmente tente a
contratação do francês Eric Abidal, hoje no Lyon, que já manifestou sua vontade de se transferir para um clube de maior projeção.

A diretoria do Barça havia anunciado a renovação do contrato do holandês por mais uma temporada, mas uma cláusula dizia que o jogador poderia sair caso recebesse uma proposta para retornar ao Feyenoord.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Outro matador em Munique

Mesmo já tendo contratado o italiano Luca Toni, Bayern tira Klose de Bremen.

As contratações não páram em Munique. Depois de Jensen, Ribery, Sosa, Toni e Zé Roberto, os gigantes da Bavária anunciaram hoje a contratação do também atacante Miroslav Klose, artilheiro da seleção alemã nas duas última Copas do Mundo e um dos destaque do Werder Bremen nas últimas temporadas.

Klose já manifestara sua intenção de se unir ao Bayern em 2008, quando acabava seu contrato, mas a cúpula de Beckenbauer se antecipou e comprou o jogador. Especula-se que o valor seja de 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 37 milhões), com o jogador começando a treinar nessa sexta-feira, quando a equipe volta aos treinos para a pré-temporada.

Dessa forma, o Bayern póderá re-editar a dupla de ataque da seleção de seu país no último, com Podolski e Klose.

Duro é saber quem ficará na reserva nesse time. Podolski, Zé Roberto, Schweinsteiger, Ribéry, Toni ou Klose?
Essa sim é uma bela dor de cabeça..

Veja gols de Miroslav Klose, o polonês que se naturalizou alemão e agora defende o maior clube de futebol do país.


A mística camisa 14 está de volta

Thierry Henry chega ao Barça e "desenterra" a camisa 14, outrora usada por ninguém menos que Johan Cruyff.

O astro francês foi apresentado ontem pelo Barça no Camp Nou, onde cerca de 30 mil torcedores estavam presentes para prestigiar a nova estrela do elenco azul e grená.

A festa foi ainda mais completa pela camisa usada por Henry, com o número 14 às costas, mesma usada a algumas décadas pelo holandês Johan Cruyff, um dos maiores ídolos da história do clube.

Os torcedores mais supersticiosos se animaram ainda mais com a chegada do francês, e os saudosos se orgulharam ao ver a mística camisa 14 azul grená voltar a ser usada por um dos maiores craques do futebol mundial.

Veja como foi a apresentaçãode Thierry Henry ao Barça, ontem, em imagens que rodaram todo o mundo nessa terça-feira.


Rivalidade até na hora de contratar

Atacante hondurenho faz Inter e Milan lutarem até mesmo fora de campo.

A novela Suazo venceu, essa semana, a novela Henry. Nas últimas duas semanas o jogador foi anunciado como novo reforço das duas equipes milanesas, a Inter e o Milan, que disputaram "cabeça a cabeça" o melhor jogador do Cagliari nas últimas temporadas.

Como o Futbusiness informou na última semana, o atacante hondurenho foi anunciado inicialmente como reforço da Inter de Milão. Porém, dois dias depois, o Milan divulgou um acerto com o jogador, aumentando a proposta em mais 2 milhões de euros, numa clara provocação a seus rivais.

Porém o fim de semana reservou mais uma reviravolta na novela, e o presidente da Inter, Massimo Moratti, confirmou - mais uma vez - a contratação do jogador.

Disputa milanesa dentro e fora de campo. Haja rivalidade!

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Finalmente

Duas novelas de negociações tiveram seus capítulos finais escritos no fim de semana. Henry é do Barça e Milito é da Juve.

Demorou mas acabou. A negociação entre Barcelona, Arsenal e Henry se encerrou na última sexta feira, se oficializando no sábado, e agora o craque francês é mais uma estrela no elenco do Barcelona.

24 milhões de euros (aproximadamente R$ 60 milhões) e a vontade de mudar de ares para "dar um novo gás" a sua carreira fizeram com que a estrela francesa troucasse o londrino Arsenal, que defendeu por oito temporadas, para ingressar num novo desafio cercado de m
uita expectativa: jogar no Barcelona ao lado de Ronaldinho, Messi e Eto'o - ou ao menos de dois desses.

A chegada de Henry é o prenúncio da saída de um dos três, especialmente de Ronaldinho ou Eto'o, já que na Espanha a saída de Messi é praticamente descartada.

Na briga de Egos barcelonistas, parece impossível osquatro jogarem juntos. Taticamente também. A Copa do Mundo ensinou isso aos brasileiros., mas será que o Rijkaard também aprendeu?

Milito na Juve

A outra novela que terminou foi a que existia sobre o futuro do zagueiro argentino xx Milito, titular da seleção dos nossos hermanos e capitão do Zaragoza, da Espanha. 20 milhões de euros (cerca de R$ 46 milhões) tiraram o zagueiro do futebol espanhol e o levaram para a Vecchia Signora do Calcio.

Negócio bom para o defensor, que finalmente estará em um grande palco. Bom para o Zaragoza, que já se mostrava pequeno para o talento do argentino, e bom para a Juve, que consegue um substituto para o croata Kovac e terá uma zaga forte na próxima temporada, com o francês Boumsong ao lado doreforço argentino.

Para quem não conhece, aí está um perfil de "Gabi" Milito, reforço da Juve que estará em ação na Copa América a ser realizada na Venezuela, que começa essa semana.


sexta-feira, 22 de junho de 2007

Mais um que já vai

Lenny é emprestado pelo Flu para o Braga, de Portugal, e é mais um jovem talentoso a sair do futebol nacional.

19 anos, velocidade, habilidade, dribles desconcertantes e belos gols. Lenny, que pertence ao Fluminense, foi emprestado hoje para o Sporting Braga, de Portugal, onde disputará a próxima temporada européia.

Infelizmente, mais uma jóia do futebol brasileiro deixa o país. O curioso é que o garoto sai por empréstimo e para uma equipe de médio porte de um mercado europeu decadente, o português.

O Braga, nova equipe do atacante, se destaca a alguns anos como "melhor pequeno" do futebol português, sempre chegando próximo a Porto, Benfica e Sporting, tradicionais clubes do país, tendo sido a 4ª colocada no último campeonato, posição que lhe garantiu vaga na próxima Copa da UEFA.


Porém, para o talento e futuro promissor do garoto, a equipe portuguesa parece muito pequena. Certamente o empréstimo foi feito pois o Braga pode ser um trampolim para o jogador - e para o Flu - conseguirem uma transferência para um clube maior no velho continente, transferência que renderia dólares importantes para os cofres do clube carioca.


Uma pena vê-lo sair assim, tão cedo e por empréstimo para uma equipe de nenhum destaque no cenário internacional. Ponto negativo para o Flu, que prefere utilizar atacantes "velhos" ou sem renome no futebol nacional, como Alex Dias e Jean (sim, aquele atacante que não sabe fazer gols) que um talentoso e promissor garoto como Lenny.

E ponto negativo também para os outros clubes grandes do nosso futebol, que não tiveram competência suficiente para negociar uma permuta ou mesmo um valor satisfatório para tirar Lenny do Flu.

E pra quem não se lembra do garoto, fica uma mostra do que ele já fez. Imagine o que ainda pode fazer.


Novo Aldair?

Roma anuncia contratação de Juan, indicado como "novo Aldair" na capital italiana.

Os gigantes italianos anunciaram seu primeiro reforço de peso para a temporada. E põe peso nisso. Por 6 milhões de Euros (cerca de R$15 milhões), o zagueiro, formado nas categorias de base do Flamengo e titular absoluto da Seleção Brasileira, firmou contrato de 4 anos com a equipe de Totti e Mancini.

Tranquilo e extremamente técnico, Juan pode ser considerado agora o "novo Aldair" romano, pelo seu estilo de jogo e pela equipe que defende. Vale lembrar que Aldair (foto à direita), campeão mundial em 1994, fez história na Roma onde atuou por quase uma década.

E a defesa romana vem forte para segurar ataques milaneses, já que a Inter de Ibrahimovic e o Milan de Kaká e Ronaldo virão ainda mais fortes para a próxima temporada.

O trio defensivo formado por Juan, Mexés e Chivu se posiciona agora como um dos mais fortes do Velho Continente. Porém, o esquema com 3 zagueiros pode não voltar à capital. Isso porque o romeno Chivú pode ser contratado pela rival Inter, além de interessar a clubes espanhóis, segundo notícias da imprensa italiana.

Juve: Meio-campo também ganha reforços

Juve segue contratando e reforça também seu meio-campo: Tiago e Almirón já estão em Turim.

Dias após anunciar a contratação do atacante Vincenzo Iaquinta, a Juve volta à mídia para anunciar mais dois reforços para a próxima temporada, ambos para o meio-campo.

Tiago, português, 26 anos, estava no Lyon a três temporadas, onde se sagrou tri-campeão do país e compunha uma mágica meia canxa com Diarra, Juninho e Malouda. Agora o garoto terá a missão de tentar um lugar entre os 11 titulares da Vecchia Signora, que tem como destaques do setor o campeão mundial Camoranesi e o craque checo Pavel Nedved. Especula-se que o português tenha custado 13 milhões de euros (quase R$30 milhões) aos cofres italianos.

Sérgio Almirón, argentino, também de 26 anos, chega vindo do Empoli, modesto clube italiano, após uma ótima temporada, onde foi o destaque da equipe. O jogador era disputado ainda por Inter e Roma, mas acertou com o clube de Turim por cerca de 9 milhões de euros (aproximadamente R$23 milhões), valor estipulado por jornais italianos.

3 reforços e até o momento nenhuma saída. A Juve se reforça para um retorno triunfal à Série A do Calcio.

Conheça melhor os reforços alvinegros. O primeiro vídeo traz um belo gol do português contra o Sait Ettiene, no campeonato francês, e o segundo xxx é um gol de Almiron, novo meia da Juve e desconhecido de nós brasileiros.





quinta-feira, 21 de junho de 2007

Próximo da fila

Ex-primeiro-ministro tailandês faz oferta milionária para adquirir o Manchester City e pode ser o próximo magnata a se tornar dono de uma equipe inglesa.

A "festa" continua. Depois de Abramovich, Glazer e cia, o ex-político tailandês Thaksin Shinawatra (foto) quer comprar uma equipe do futebol inglês e por lá deixar um pouco de sua fortuna.

O clube desejado é o Manchester City, da Premier League, onde está discretamente a algumas temporadas, ofuscado pelo brilho intenso de seu rival de Manchester, o United.

Shinawatra apresentou uma proposta de 120 milhões de Euros (aproximadamente R$ 309 milhões) para adquirir a equipe celeste, proposta que foi aceita pela direção do clube, que aguarda o aval dos acionistas para confirmar a negociação.

O tailandês, que não sabemos sequer se entende as regras básicas do futebol, disse em entrevista a repórteres ingleses:
"Estou feliz com o fato de a direção do Manchester City ter recomendado minha oferta. O que desejo é continuar com o excelente trabalho de John Wardle (atual presidente do clube) e sua equipe".

Mas assim como o "nosso" Kia Joorabchian...

Shinawatra tem sido alvo de desconfiança dos ingleses. Desconfiança essa que se afirmou ontem, quando boa parte de sua fortuna foi congelada pelo governo do país.

O tailandês, que está exilado na Inglaterra desde o último ano, pode estar assim impedido de comprar o City. E mesmo que sua fortuna seja "descongelada", sob todas essas dúvidas da origem de seu dinheiro, será que os acionistas da equipe aceitaram a proposta de Shinawatra? Só o tempo dirá.

Mais novidades no mercado europeu

Campeão mundial de 97 acerta com experiente zagueiro croata e Roma tenta segurar Mancini.

Após perder Cristoph Metzelder para o Real Madrid, o Borussia Dortmund agiu rápido e acertou contrato de 2 anos com o experiente Robert Kovac, ex-Bayer de Munique e Juventus. Kovac volta assim ao futebol alemão, onde teve bastante sucesso, se sagrando inclusive campeão continental pela equipe de Munique.

Se na Juve mais um saiu, na Roma um destaque está garantido. Pelo menos por enquanto.

Notícias de jornais inglêses afirmaram hoje que a equipe da capital italiana rejeitou uma proposta de 19 milhões de euros (cerca de R$45 milhões) do Liverpool pelo hoje atacante Mancini. O brasileiro, que tem atuado como ponta esquerda, tem sido, ao lado de Totti, o grande jogador da equipe nas duas últimas temporadas, e é cobiçado por Rafa Benitez, treinador dos Reds.

Veja abaixo porque os ingleses estão de olho no antes criticado lateral direito do Atlético Mineiro, hoje craque no comando de ataque de uma das maiores equipes da Itália.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Juve tem novo matador

Vecchia Segnora planeja volta à Série A em grande estilo e pra isso reforça seu ataque: Iaquinta é o primeiro a chegar.

Os tradicionais alvinegros de Turim voltam para a Série A na próxima temporada após amargar um ano na "segundona" graças aos escândalos de arbitragem no calccio. E não querem fazer feio nesse retorno.

Para isso, o ataque tem sido destacado nas especulações e é o primeiro setor a ser reforçado: Vincenzo Iaquinta, 28 anos, 1,86m de altura e 77kg. O centro-avante, campeão mundial de 2006 pela Azzurra, foi contratado junto a Udinese por 11 milhões de Euros (aproximadamente R$28 milhões).

A chegada de Iaquinta parece indicar a saída de David Trezeguet, atacante francês que é cobiçado por vários clubes europeus, dentre eles o audacioso Fenerbach, da Turquia, e os tradicionais Lyon, Valencia e Arsenal.

Confira o gol marcado pelo avançado na última Copa do Mundo, na estréia italiana ante Gana.



Miccoli


Outro atacante que deve chegar a Turim nos próximos dias é Fabrizzio Miccoli, que esteve emprestado ao
Benfica na última temporada. O novo técnico da Juve, Claudio Ranieri, revelou que deseja contar com o rápido atacante, que deve então reintegrar o elenco alvinegro.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Lyon vai às compras na França

Hexacampeão francês mantém política de contratar reforços no país e gasta U$25 milhões para tirar dois meias do Lille.

Os reis da França continuam se reforçando para a próxima temporada. E seguindo sua política de contratar os jogadores que se destacam no futebol nacional, o Lyon contratou os dois grandes destaques do Lille, que foi apenas décimo colocado no último campeonato, mas que disputou a Champions League nos dois últimos anos.

O francês Mathieu Bodmer e o meia-atacante marfinense Abdul Keita custaram, juntos, U$25 milhões aos cofres do super campeão francês, que reforça ainda mais seu meio de campo, que conta com o excepcional Juninho Pernambucano, que renovou seu contrato com a equipe e deu fim aos rumores de que saíria do Stade Gerland.

A equipe já se prepara para a perda de jogadores importantes de seu meio-campo, como Tiago e Malouda, alvos de interesse de boa parte dos grandes clubes europeus.

Com os pés no chão - apesar dos altos gastos - o Lyon quer agora conquistar a Europa. O título francês já virou rotina e a busca por novos desafios tem inquietado jogadores e diretores, que nas últimas duas temporadas lutam ferozmente para chegar às semifinais da Champions League.

Confira alguns lances dos novos contratados do Ollympique Lionnais. O primeiro vídeo é de Mathieu Bodmer e o segundo é do marfinense Abdul Keita.





Gigantes se movimentam

Real Madrid e Milan se reforçam para próxima temporada. Um na defesa e o outro no ataque.

Dois dias após a suada conquista do título espanhol, os Anjos Brancos anunciaram o primeiro reforço para a próxima temporada. Trata-se do zagueiro Cristoph Metzelder, do Borussia Dortmund e da seleção alemã.

O zagueiro chega a Madrid após encerrar seu contrato com a equipe alemã, a qual defendeu por 7 temporadas. Metzelder disputará uma vaga na defesa Madridista com o experiente Fábio Cannavaro e o talentoso Sérgio Ramos, da seleção espanhola e queridinho da torcida do Real Madrid.

Por outro lado, ou melhor, por outro setor, o Milan também se reforça. David Suazo, hondurenho que se destacou nas últimas temporadas pelo Cagliari, acertou contrato por duas temporadas, também sem ônus para sua ex-equipe.

O atacante, também conhecido como "la Pantera Nera", chegou a ser anunciado pela imprensa como reforço da rival Internazionale, mas nem uma semana depois acabou sendo contratado, de fato, pelo Milan. Suazo chega provavelmente para substituir Gilardino, que está insatisfeito em Milão e interessa à Juventus.

Veja alguns gols do novo matador do Milan. Duro vai ser desbancar o fenômeno.


sexta-feira, 15 de junho de 2007

Novidades no futebol nacional

Inter acerta com grande reforço, Cruzeiro aposta em destaque do Criciúma, Furacão e Flu contratam atacantes.

O péssimo início de ano do atual campeão mundial parece ter chachoalhado seus dirigentes. Eliminado precocemente do Gaúchão e da Libertadores e perdido em meio a poucas contratações e nenhum reforço de peso, o Internacional finalmente contratou um jogador do nível de um time campeão mundial.

Pablo Horacio Guiñazu, argentino, 27 anos, marcação forte e muita velocidade na saída dos contra-ataques. O meia tem sido um dos destaques do Libertad, que a dois anos vem se firmando no cenário sul-americano, após títulos seguidos no Campeonato Paraguaio e belas campeanhas nas duas última edições da Libertadores.

Em Minas, o Cruzeiro também se reforça para melhorar no Brasileirão, após perder 3 jogos em casa nas 5 primeiras rodadas. Um dos problemas da equipe tem sido a lateral-esquerda, já que numa cartada considerada ruim pelos torcedores, o lateral Leandro, titular na tríplice coroa em 2003, foi para o Palmeiras, numa troca que envolvia ainda o meia Martinez. Marcinho, do Palmeiras, foi para a Toca da Raposa.

Fernando Alves Santa Clara, o Fernandinho, tem 26 anos e virou lateral na última temporada, graças a Edson Gaúcho, então técnico do Criciúma, o mesmo que levou Paulo Bayer para a ala direita e o transformou num jogador de ponta no cenário nacional. O Cruzeiro pagou R$600 mil por 25% do passe do jogador, que foi eleito o melhor do Campeonato Catarinense desse ano.

Voltando para o sul, o Atlético Paranaense, ainda sem embalar na temporada, acertou com o jovem atacante Marcelo, que se dest
acou no último Carioca pelo Madureira, onde foi finalista. Marcelo chega para compôr o elenco, mas pode ganhar uma chance de titular com a possível saída de Alex Mineiro, disputado por Santos, Palmeiras e times do futebol mexicano.

Outro que reforçou seu ataque foi o atual campeão da Copa do Brasil. Empolgado com o título, o Flu anunciou a contratação dos atacantes Somália e Jean, junto ao São Caetano e ao Corinthians, respectivamente. Os dois chegam para melhorar o ataque tricolor, que ainda conta com Adriano Magrão, Rafael Moura, Lenny e Alex Dias. Alguém deve "sobrar" nessa história, e o garoto Lenny, com muito mercado no futebol nacional, pode mudar de clube, por empréstimo, até o fim da temporada.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Turcos ainda mais fortes na próxima temporada

Fenerbahce renova com Alex, contrata Roberto Carlos e ainda pode levar Trezeguet para Istambul.

O centenário time turco, campeão nacional nessa temporada e treinado pelo galinho Zico, quer mesmo se firmar no cenário europeu. Para isso a equipe renovou com um de seus destaques, o meia Alex, por mais duas temporadas, além de assinar com o lateral Roberto Carlos, cujo vínculo com o Real Madrid se encerra nesse mês.

O lateral, que a dez temporadas defende o Real Madrid, terá a companhia de outros brasileiros. Além de Zico no comando e de Alex, R.Carlos servirá o atacante Deivid, ex- Corinthians e Cruzeiro, que deve mesmo permanecer na equipe.


Ausência

A grande perda turca para a temporada que se aproxima é o atacante Tuncay Sanli, que se destacou nessa temporada ao marcar três gols contra o Manchester United, em jogo válido pela Champions Leauge. O jogador acertou hoje sua transferência para o Middlesbrough, da Inglaterra. O jovem não renovou com o time de Istambul, saindo sem que a equipe recebesse uma compensação financeira para isso.

Para substituí-lo, Zico e sua cúpula estão atrás de David Trezeguet, franco-argentino da Juventus, de Turim, que parece finalmente deixar a Vecchia Segnora. Especula-se que serão necessários cerca de 9 milhões de euros para tirar o avançado do Delle Alpi.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Mudança de Beckham para EUA vira reality show

Família do astro inglês, rei do marketing no futebol, terá sua mudança para a terra do Tio Sam acompanhada por um reality show.

A ida de Beckham para o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, já não era mais manchete em jornais pelo mundo, especialmente com a melhora de rendimento do Real Madrid, que está agora prestes a conquistar o título espanhol.

Talvez por isso foi divulgado, na última semana, o reality show sobre a mudança da família Beckham para a Califórnia. O programa terá 6 episódios e será protagonizado por Victória Beckham, esposa do craque inglês, cantora do extinto grupo Spice Girls.

O rei do marketing nos gramados ganhará mais um valor astronômico para a aparição nas telinhas. U$ 15 milhões serão pagos para que sua esposa mostre o dia-a-dia dos filhos no novo país e principalmente do jogador no novo clube.

A conta bancária da família continua crescendo, e a mudança para os EUA certamente está rendendo bons frutos para o casal. Basta saber até quando a aventura vai durar, já que Beckham reencontrou seu bom futebol e voltou a ser cobiçado por grandes clubes europeus, além de reassumir a posição de capitão do English Team.

Bom para o Galaxy e para o futebol nos Estados Unidos, que terão uma visibilidade nunca antes imaginada graças a chegada do astro britânico.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Fora da Champions League, Bayern se reforça

Depois de 11 anos seguidos na maior competição continental, os gigantes da Bavária estão fora da Champions e se reforçam para evitar novo desastre.

O 4º lugar na Bundesliga dessa temporada deu ao Bayern de Munique apenas uma vaga na Copa da UEFA, deixando o clube de fora da Champions League, campeonato ao qual se acostumou a participar na última década.

A diminuição nas receitas, consequência direta da não participação da competição, parece não ter afetado muito o orçamento Bávaro. Menos de um mês após o encerramento da temporada alemã a equipe já se reforçou para a próxima temporada, sem medo de despender altos valores para isso.

Após vender Hargreaves para o Manchester United por cerca de 25 milhões de euros, o Bayern iniciou sua caçada no mercado. O primeiro a chegar foi Luca Toni, campeão do mundo pela Azurra em 2006, contratado por 9 milhões de euros para substituir o peruano Claudio Pizarro, que assinou contrato com o Chelsea.

Ainda com o dinheiro da venda do volante inglês, o clube alemão continuaram a se reforçar. O defensor Jensen chegou do Monchengladbach também por 9 milhões de euros e Jan Schlaudraff assinou por 1,2 milhões de euros, vindo do Alemanha Aachen. Outra novidade é o argentino Ernesto Sosa (foto, direita), do Estudiantes de La Plata, contratado por 5 milhões de euros.

Mas a principal contratação ainda estava por vir. Nessa semana o clube de Franz Beckembauer anunciou a contratação do ponteiro francês Franck Ribéry, por 25 milhões de euros, numa das mais altas aquisições feita pelo clube.

O próximo deve ser Zé Roberto, hoje no Santos, completando assim o ciclo de contratações da equipe de Munique.

Realmente, ficar de fora da Champions Leagua assustou os alemães, que não querem esse pesadelo de volta tão cedo. E com esse time que vem sendo montado, devem ter um sono tranquilo na Alemanha na próxima temporada.