domingo, 1 de abril de 2007

Lamentável - América Mineiro é rebaixado e chega ao fundo do poço


Foi simplesmente a crônica da morte mais anunciada do início do ano. Com uma péssima campanha no Campeonato Mineiro em 2007, somando apenas 4 pontos em 10 jogos disputados, com 8 derrotas, um empate e uma única vitória, o
América mineiro foi rebaixado da primeira divisão estadual..

O rebaixamento para o módulo II do "campeonato rural" é a mais dura humilhação sofrida pela nação americana em 95 anos de história. A caminhada para esse triste feito vem de longa data, a começar pela disputa da 3ª divisão nacional, que a equipe já amarga a 2 anos.

De quem é a culpa? Difícil responder. Diretorias, jogadores, crise financeira, tudo isso e mais um pouco. Quem paga o pato são os torcedores, hoje assumidos sofredores que mantém sua paixão apesar das derrotas e vergonhas do Coelho.

O que fazer ?

Ao invés de achar culpados e pensar no que poderia ser feito, o trabalho agora é focar no futuro. O passado serve apenas para que os dirigentes resgatem, finalmente, a tradição do clube, valorizando as categorias de base e fazendo da equipe, de fato, uma equipe mineira, sendo a porta de entrada para o cenário nacional (ou ao menos para clubes grandes) de jogadores que se destaquem no interior do estado.

Os dirigentes, culpados ou não, devem parar de reclamar dos problemas financeiros e simplesmente encarar esse problema de frente. A alegação de que o clube gasta, com futebol, R$450 mil por mês e tem como receita menos de R$100 mil não pode ser uma desculpa para má gestão. A regra deve ser sempre gastar menos que se arrecada. Independentemente do valor, deve-se seguí-la à risca.

As categorias de base, as tão tradicionais e sempre produtivas "escolas" do Coelho, têm que ser aproveitadas. Seus jogadores devem ter chance no profissional, ao invés de ficarem à sombra de atletas de 3ª e 4ª linha de times de outros estados.

O América, como diz teu nome, é mineiro. Que também não se esqueçam disso, que não tragam bondes de empresários de outros estados, o que vem acontecendo ja a alguns anos.

E por fim, que honrem também a hoje pequena, mas apaixonada torcida verde e preta. Que a respeitem.

O América é muito grande para essa situação. Mas será muito pequeno se dela não sair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário