domingo, 14 de janeiro de 2007

Beckham - O Fenômeno do marketing vai pros EUA


“Essa semana, o Real Madrid veio me questionar sobre o meu futuro e me ofereceu um contrato de mais dois anos. Depois de discutir com a minha família e com meu empresário se era melhor eu ficar aqui ou ir para outro grande centro europeu, eu decidi ir para o LA Galaxy e disputar a Major League Soccer a partir de agosto”

Foi assim que o inglês David Beckham, 31 anos, anunciou seu futuro no esporte. Futuro esse que será ainda mais rico.

O astro britânico fechou contrato com o Los Angeles Galaxy, equipe que disputa a MLS, campeonato de futebol da terra do Tio Sam. As bases do contrato são impressionantes: nos 5 anos de vínculo com o time americano Beckham receberá U$ 275 milhões (cerca de R$ 590 milhões), somando-se salário, direitos de imagem e valores pagos por patrocinadores.

A visão do clube

"A chegada de Beckham representará um impacto no futebol dos Estados Unidos maior do que o já produzido por outro atleta em qualquer esporte na história. (...) Contratamos não apenas o melhor embaixador e maior ídolo deste esporte, mas o melhor exemplo de até onde pode chegar um atleta. David é o único capaz de estender a ponte entre o futebol da América do Norte e do resto do mundo". Essas foram as palavras de Timothy J. Leiweke, presidente da Anschutz, empresa que dirige o LA Galaxy, satisfeito pelo sucesso das negociações.

A afirmação do dirigente exprime o lado "marketeiro" da contratação. Beckham foi o escolhido - e certamente não haveria outro melhor - para ser algo como um embaixador do futebol nos Estados Unidos. Sua milionária contratação certamente ajudará a impulsionar o esporte no país, além de atrair a atenção de olhares de todo o mundo.

Para se ter uma idéia da força desse "fenômeno" Beckham, o LA Galaxy, em apenas 4 horas após o anúncio do acerto com o craque inglês, recebeu mil novos sócios.

A chegada de Beckham deve ainda ser um "abre - alas" para a entrada de outros astros no futebol norte-americano. O brasileiro Ronaldo é um dos que atraem a atenção de várias equipes, que agora se esforçarão para contratar astros à altura do inglês do LA Galaxy.

O mundo do futebol, já acostumado com as ofertas mirabolantes do mercado asiatico, parece ganhar agora mais um mercado "comprador", o norte-americano, que leva vantagem sobre outros países e campeonatos emergentes no esporte pela grande influência sócio-política-econômica que exerce sobre todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário