segunda-feira, 23 de julho de 2007

O último a sair que apague a luz

Arsenal desmonta "The Invincibles", vencedores da Premier League 2003/2004 e aposta em renovação.

Renovação é a palavra chave na equipe do antigo Highbury. Depois de vencer de forma invicta a Premier League na temporada 2003/2004 e ser vice-campeão da Champions League na temporada seguinte, o Arsenal vem, ano após ano, desmontando aquele incrível esquadrão, apelidado de "The Invincibles" pela mídia inglesa.

Surpreendente, a renovação vem sendo feita de forma marcante. Da equipe base campeã naquela temporada só resta o brasileiro Gilberto Silva.

Até o último verão britânico, saíram: Lauren, Cygan, Campbell, Cole (a defesa); Vieira, Pires e Ljungberg (além de Edu, reserva imediato no meio); Bergkamp (esse, aposentado), Wiltord e Reyes, opções para o ataque.

Gilberto Silva, Ljungberg e Henry eram os únicos remanecentes. Eram. Henry, mesmo tendo recentemente renovado seu contrato, se transferiu para o Barcelona em uma badalada mudança. Agora foi a vez de Ljungberg. O sueco acertou sua saída para o ambicioso mas pequeno West Ham, por 4,5 milhões de Euros (aproximadamente R$11 milhões), após 9 anos no Arsenal, e se mostrou bastante entristecido pelo fim daquele grande time dos Gunners.

"Dois anos atrás, quando assinei meu último contrato, nós conversamos muito sobre a contratação de grande jogadores para o clube. Apesar da construção do novo estádio, queríamos continuar grandes na Inglaterra e na Europa. Para mim, isso não aconteceu", disse o rápido meia em entrevista ao Skysports, deixando claro que não está confiante nessa nova equipe que vem sendo trabalhada pelo clube londrino.

A dúvida que fica é se essa renovação é idéia e vontade de Arsene Wenger, sendo tratada como natural no clube, ou se é consequência de uma certa escassez de recursos para trazer grandes nomes para a equipe, após os investimentos no novo estádio, construído em parceria com a Fly Emirates, companhia aérea que patrocina o clube.

A base para a próxima temporada é bastante jovem, com jogadores que ainda têm muito para mostrar ao mundo do futebol. Lehmann e Gilberto são os pontos de experiencia, com Fabregas, Hleb e Van Persie sendo os mais criativos e habilidosos do elenco. O brasileiro-croata Eduardo da Silva tem se destacado na pré-temporada na Austria, segundo o próprio site do clube, mas deve ser o reserva de Adebayor durante a temporada.

Se a renovação será bem sucedida ou não, só saberemos mais tarde. O que sabemos é que o Arsenal trará para a temporada 2007/2008 uma rejuvenecida equipe, que poderá permanecer no maravilhoso Emirates Stadium por muitas temporadas, como outrora fizeram Bergkamp, Henry, Ljungberg, Pires, Vieira e alguns outros. Se a qualidade e os resultados serão os mesmos, só o tempo dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário