O futebol tem a capacidade de nos envolver e emocionar, assim como a publicidade. Quando essas duas poderosas "armas" se juntam em boas idéias e produções, o resultado é sempre muito bom.
Em outros posts, como o sobre a propaganda da Quilmes (cerveja argentina - vide arquivo do blog) para a Copa do Mundo 2006, foi dito como algumas peças conseguem trazer toda a emoção do futebol para as telas da tv e do cinema.
E é essa emoção que a propaganda abaixo, patrocinada pela Coca Cola e feita pela agência "Ms. Rushmore" para o Atlético de Madrid, clube espanhol que passa por uma escassez de títulos e é cada mais "engolido" por Barcelona e Real Madrid, consegue fazer.
Entitulada "El corazón tiene razones que la razón no entiende", a peça é narrada por um imigrante equatoriano, que escreve uma carta para seus pais contando sua vida no novo país, escondendo as dificuldades da realidade que encara, como o preconceito e problemas financeiros e sociais. Termina por falar sobre seu time, o Atlético, e traz um relato interessante sobre o sentimento dos torcedores do clube, principalmente nos dias de hoje.
A peça e seu conceito parecem acertar em cheio. Fala com carinho e respeito sobre o Atlético, conseguindo transmitir a idéia de que não é um "super clube", como seus principais rivais, que tem suas dificuldades e que sofre derrotas, mas que ainda assim tem torcedores apaixonados e orgulhosos.
E para quem não é do país e não torce para um rival, a simpatia para com o Atlético, ao ver a peça, é praticamente imediata. É um pouco daquilo de torcer para o mais fraco quando esse enfrenta o mais forte, enredo que a décadas faz sucesso nos cinemas.
E termino esse post com a mesma análise de outros sobre brilhantes peças estrangeiras sobre futebol: Espero um dia ver uma criação brasileira desse nível.
segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007
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