segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Futebol e Propaganda - Atlético de Madrid

O futebol tem a capacidade de nos envolver e emocionar, assim como a publicidade. Quando essas duas poderosas "armas" se juntam em boas idéias e produções, o resultado é sempre muito bom.

Em outros posts, como o sobre a propaganda da Quilmes (cerveja argentina - vide arquivo do blog) para a Copa do Mundo 2006, foi dito como algumas peças conseguem trazer toda a emoção do futebol para as telas da tv e do cinema.

E é essa emoção que a propaganda abaixo, patrocinada pela Coca Cola e feita pela agência "Ms. Rushmore" para o Atlético de Madrid, clube espanhol que passa por uma escassez de títulos e é cada mais "engolido" por Barcelona e Real Madrid, consegue fazer.

Entitulada "El corazón tiene razones que la razón no entiende", a peça é narrada por um imigrante equatoriano, que escreve uma carta para seus pais contando sua vida no novo país, escondendo as dificuldades da realidade que encara, como o preconceito e problemas financeiros e sociais. Termina por falar sobre seu time, o Atlético, e traz um relato interessante sobre o sentimento dos torcedores do clube, principalmente nos dias de hoje.

A peça e seu conceito parecem acertar em cheio. Fala com carinho e respeito sobre o Atlético, conseguindo transmitir a idéia de que não é um "super clube", como seus principais rivais, que tem suas dificuldades e que sofre derrotas, mas que ainda assim tem torcedores apaixonados e orgulhosos.

E para quem não é do país e não torce para um rival, a simpatia para com o Atlético, ao ver a peça, é praticamente imediata. É um pouco daquilo de torcer para o mais fraco quando esse enfrenta o mais forte, enredo que a décadas faz sucesso nos cinemas.

E termino esse post com a mesma análise de outros sobre brilhantes peças estrangeiras sobre futebol: Espero um dia ver uma criação brasileira desse nível.




Ainda essa semana teremos um novo post sobre publicidade do Atlético de Madrid, dessa vez com uma campanha ganhadora do Leão de Bronze, em Cannes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário